domingo, 23 de setembro de 2007

Os dois elementos

Tamanho: 50x70 cms

A energia CHI (energia vital) foi dividida pelos chineses entre os cinco elementos, que na verdade, são cinco formas de manifestação dessa energia. Eles se "criam" ou se "destroem" em ciclos naturalmente estabelecidos, conhecidos como ciclo construtivos e destrutivos.

O ciclo construtivo cria ou gera harmonia e representa uma transformação positiva: a madeira alimenta o fogo; o fogo gera terra; a terra gera metal; o metal gera água; a água gera madeira, que por sua vez gera o fogo e o ciclo continua eternamente.

No ciclo destrutivo, os cinco elementos interagem de maneira forte e competitiva: o metal, como uma lâmina afiada, corta a madeira; a madeira retira nutrientes da terra; a terra represa o movimento da água; a água apaga o fogo; e o fogo derrete o metal.

FOGO - representa o auge do ciclo vital, porque a energia do fogo projeta-se para cima. Produz calor e movimento. É elevado e relacionado com a cor vermelha. Representa o verão e a lua cheia e luminosa. Esta associada à Fênix Vermelha e sua direção é o sul. Excesso de fogo no ambiente traz raiva, intolerância e agressividade.

ÁGUA - é o início de um novo ciclo, quando as coisas alcançam seu ponto máximo de descanso. É um elemento penetrante e maleável. Sua forma e ondulada e sua cor é preta ou a azul. Representa o inverno, o norte e a Tartaruga Preta. Excesso de água no ambiente provoca excitação exagerada e angústia.


Neste quadro procurou-se captar a essência desta interacção água versus fogo.

2 comentários:

Fatima disse...

olá Ana!

só tenho uma palavra LINDO


Fatima

Susana Lanceiro disse...

olá Ana!

aproveito mais uma vez p t dar os parabéns :)

e continua... sente-se alma no teu trabalho!

bjs